• LIMPEZZAMAIS MATRIZ

Casa arrumada sem complicação: confira dicas de organização

Por vezes, manter a casa organizada parece um desafio insuperável. Falta tempo, sobre desordem e nem sempre se consegue a ajuda daqueles que contribuem para a bagunça. Em casa com criança, então, a tarefa parece impossível.

Mas há algumas técnicas que podemos aplicar na rotina do lar que podem facilitar a sua arrumação. Neste post, vamos apresentar cinco dicas práticas e essenciais para manter a casa organizada. Confira!


1. Não deixa nada para depois

Uma dica muito útil, especialmente quando ela se torna um hábito, é não deixar nada acumular para se arrumar depois. É uma regra simples: sujou, limpou na mesma hora. Ou bagunçou, arrume em seguida.

É o acúmulo de coisas desorganizadas que nos dá aquela sensação de caos. Parece que absolutamente tudo está fora do lugar e que nunca conseguiremos dar conta de arrumar. Este hábito funciona muito bem com a louça da cozinha, por exemplo. Assim, você mantém a pia sempre vazia.


2. Arrume as camas logo pela manhã

Já um hábito que reforça a sensação de desordem é deixar para arrumar a cama depois do café. O problema é que este “depois” pode se estender por tempo indeterminado. Se você se acostumar a arrumá-la logo depois que levanta, vai ver o quanto isso faz diferença na organização do quarto.

A cama arrumada, com as cobertas em ordem e os armários com as portas devidamente fechadas, já garante uma impressão de arrumação ao cômodo. E incentiva a prosseguir com a organização.


3. Evite acumulação

Muitas vezes, por mais organizado que se tente ser, é simplesmente impossível dar conta de acomodar tudo o que temos em casa. A acumulação é inimiga da organização. Se você tem roupas, sapatos ou utensílios domésticos em excesso, com certeza terá dificuldade de manter a ordem.

O ideal é, antes de ir às compras, avaliar se você realmente precisa daquele objeto, como e onde ele será guardado e o que você está disposta a se desfazer para liberar espaço.


4. Envolva toda a família

Esta dica não é das mais fáceis, mas é importante estimular o hábito. Todos na casa ajudam a bagunçar, logo, todos precisam ajudar na organização. Dividir tarefas e responsabilidades é uma ótima alternativa para manter a casa organizada.

As crianças devem se habituar à regra “brincou, guardou”. Um novo brinquedo só deve sair do seu lugar depois que o anterior estiver arrumado. E quanto antes os pequenos criarem este hábito, mais fácil será para eles assumir esta responsabilidade.


5. Faça checklists

Para cada cômodo da casa, tenha um checklist de organização. Assim, antes de encerrar o trabalho, tudo terá que estar de acordo com a ordem previamente estabelecida.

Cada item que fica para trás reforça a sensação de desordem. Assim, você faz um grande esforço e nunca alcança a sensação de estar com a casa organizada.


Estas são apenas algumas dicas práticas para você manter a sua casa organizada no dia a dia. Assim, mesmo que você não dê conta de tudo, vai obter bons resultados na sua arrumação.

E para garantir a ordem e a limpeza da casa de forma duradoura, você pode contar com a ajuda profissional. Entre em contato com a Limpezza+ e veja como podemos ajudá-la!

45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo